quarta-feira, 8 de abril de 2009


Na primeira reunião - no passado dia 6 de Abril - da Comissão Política Concelhia da Juventude Popular de Coimbra (CPC-JP Coimbra), na sua sede da Rua Antero de Quental, foi aprovado o plano de actividades para o ano 2009/2010.
Este plano reflecte a profunda preocupação com a actual situação política, social e cultural que vive o Mundo, Portugal e, muito particularmente, o Concelho de Coimbra.
Da profícua discussão dos vários militantes da Juventude Popular de Coimbra, decidiu criar-se, tendo em atenção o largo alcance da internet para os dias de hoje, um fórum de discussão, de troca de ideias e de interacção com o público em geral, que verse sobre temas da actualidade como crise de valores, desemprego/acesso ao emprego, apoio à criação de emprego/empresa própria, endividamento geral, apoio à família, corrupção/oportunismo, Rendimento Social de Inserção, condições do ensino escolar, património artístico e natural, etc.
Das actividades a realizar, também aprovadas na mesma reunião, deu-se particular atenção aos desfavorecidos da sociedade. A «opção preferencial pelos pobres» será o motor da CPC-JP Coimbra através de visitas a alguns lares de idosos/centros de dia e orfanatos da região, tendo em vista a promoção da dignidade da pessoa humana nesses meios, onde, tantas vezes, a solidão e o abandono dilaceram; da recolha de tampas de plástico para trocar por cadeiras de rodas e da recolha e selecção de vestuário e calçado. O ambiente – património por excelência – foi também preocupação da CPC-JP Coimbra e, nesse sentido, decidiu organizar-se uma plantação de árvores na ardida mata de Vale de Canas que continua por reflorestar. Como actividades desportivas e lúdicas privilegiou-se o contacto com a natureza através de passeios pedestres em locais pouco conhecidos e de particular interesse natural; uma descida do rio Mondego; paintball e um campo de férias. Para dinamizar um pouco mais o espaço da sede pretende fazer-se um torneio de sueca e um concurso de fotografia.
Como actividades políticas deu-se como prioridade o apelo ao voluntarismo para os próximos combates eleitorais (Europeias/ Legislativas/ Autárquicas); a realização de alguns encontros com deputados e pessoas ligadas ideologicamente com a direita política, tendo em vista uma melhor formação nessa área e uma visita à Assembleia da República e à sede do CDS-PP no Caldas (Lisboa).
Assim, através das actividades a Juventude Popular de Coimbra procura fazer política pela positiva, isto é, não pretendemos criticar sem apresentar propostas em alternativa. Queremos, também, - ao longo deste ano de 2009 - ser um grupo de jovens democratas-cristãos, que deseja dar o exemplo, de como uma juventude partidária baseia o seu programa político na verdade, no trabalho e empenho.
Saudações Populares

João Tiago Monteiro Dias (Vogal da CPC-JP Coimbra)
Fernando Neves (Presidente da CPC-JP Coimbra)

Sem comentários:

Enviar um comentário